Alunos revitalizam nascente em área verde de Uberlândia
quarta-feira, 28 de novembro de 2012Uma escola da rede privada de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, uniu as aulas de Química com a conscientização e preservação do meio ambiente. Para fazer com que os estudantes vivenciassem na prática todo o conteúdo repassado nos livros didáticos, o professor Paulo Vitor Teodoro lançou o desafio aos alunos de revitalizar a nascente de um lago localizado em uma área verde próxima à instituição.
O projeto foi nomeado como “Uma Química Verde Água” e é desenvolvido com os alunos do 9º ano da escola. A iniciativa tem a finalidade de envolver toda a comunidade escolar para uma conscientização e preservação dos meios naturais que a natureza fornece gratuitamente, mais especificamente, a água. “Fizemos com que os alunos colocassem a mão na massa mesmo. Primeiro retiramos o lixo porque o pessoal jogava garrafa pet aqui e depois cortamos o mato. Em seguida nós trabalhamos com a cerca do lago, tiramos as antigas e colocamos as novas. Por fim, trabalhamos com a parte assoreada e plantamos grama até a cerca”, comentou o professor Paulo Vitor Teodoro.
A nascente estava descuidada e sem condições de uso. Foi então que o professor levou os alunos ao espaço para que conhecessem a realidade de várias nascentes da cidade e, com isso, foi decidido que a revitalização do local seria feita.
A área verde foi totalmente restaurada pelos alunos. Os velhos carrinhos de mão que estavam sucateados, por exemplo, foram transformados e agora servem para suporte de plantas e paisagismo. A natureza em torno do lago ganhou o reforço das mudas de acerola, quaresmeira roxa e ipê branco. Para chegar ao resultado, eles retiraram lixos do espaço, plantaram árvores e gramas ao redor do lago até a cerca, lixaram as madeiras que cercam o lago, fizeram pinturas e realizaram análises químicas com o solo e água. “O que nós fizemos em relação às análises químicas foi o controle de qualidade da água. Usamos os indicadores químicos e vidrarias para medir o pH da água, a demanda química e bioquímica de oxigênio para manter o nível bom para manter os peixes vivos”, explicou o aluno Victor Paiva.
Além de ser uma forma de interação e socialização nas aulas de química, o lago será utilizado em todas as séries da educação básica visando diferentes áreas de conhecimento como matemática, geografia, história, artes e biologia. “É uma área interdisciplinar onde nós, professores de Ciências e Biologia, principalmente, podemos mostrar a vegetação estabelecida, os animais que podem entrar novamente aqui e fazer um estudo usando todas as disciplinas que podem interagir aqui conosco”, disse a professora Ana Paula Belele.
A partir do projeto, os alunos do 9º ano repassam aos demais todo o conteúdo aprendido. Para os estudantes dos primeiros anos, a pescaria no lago é uma atividade de lazer e, já para os alunos de classes avançadas a lição ambiental vai acompanhá-los por toda a vida. “A gente percebe que está tendo um contato direto com a natureza e é muito bom a gente ter esse projeto de poder restaurar uma nascente que estava em processo de degradação. Mesmo sendo uma atitude pequena estamos ajudando o meio ambiente”, falou o estudante João Vitor Lacerda.
Fonte: G1
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