Menos de vinte por cento das vagas do Sine Uberlândia são preenchidas
terça-feira, 13 de novembro de 2012Menos de 20% das 2,7 mil vagas disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Emprego em Uberlândia (Sine-Udi), a cada mês, são preenchidas por pessoas que procuram o serviço, cuja sede fica na praça Tubal Vilela, no setor central da cidade. De acordo com levantamento do órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), mensalmente, 500 trabalhadores conseguem o emprego.
Segundo a coordenadora da sede, Maria de Lourdes Rosa, o setor de serviços é o que mais oferece oportunidades de empregos em Uberlândia. Os salários oferecidos podem ir de R$ 622 (além de benefícios), na área de telemarketing, a R$ 2,5 mil, para analista de sistema. Mas, segundo a coordenadora, a falta de qualificação é um entrave para o preenchimento das vagas, que chegam a três mil em alguns meses. “Além das vagas no setor de serviços e na indústria, a construção civil também é forte em Uberlândia, com mais de 300 ofertas”, disse.
Aberto de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, o Sine-Udi recebe uma média de 250 trabalhadores à procura de uma vaga. “A partir da segunda quinzena de novembro, o Sine começa a registrar um número 10% maior de oportunidades, entre 250 e 300 vagas temporárias de fim do ano, especialmente para as vendas de Natal do comércio varejista”, disse Maria de Lourdes.
Oportunidades
Segundo o diretor regional do Sine-Udi, Sandoval Pinheiro Machado, embora a oferta de empregos seja alta, o órgão enfrenta dificuldade para preencher todas as vagas. Operador de telemarketing oferece mil vagas por mês e auxiliar de linha de produção, com 500 vagas mensais, são as duas atividades com maior número de oportunidades para os trabalhadores uberlandenses. “Os trabalhadores seriam empregados mais rapidamente caso tivessem maior qualificação e capacitação. Para isso, a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego oferece o programa ‘Travessia Renda’, que promove a elevação escolar dos participantes.”
Candidatos
Graziela Abadia Vaz, de 27 anos, procurava, na manhã de ontem (12), uma oportunidade como auxiliar de serviços gerais entre as 2,7 mil vagas ofertadas no Sine de Uberlândia. “Cheguei de Araxá há três meses e acredito que vou conseguir uma boa vaga”, afirmou.
Para Wesley Ferreira de Queiroz, de 25 anos, que mora em Uberlândia há sete anos e busca por uma vaga de auxiliar de almoxarifado, a experiência deve contar a seu favor. “Tenho qualificação e, recentemente, estava trabalhando na área. Espero uma oportunidade, por causa desse conhecimento”, disse Wesley de Queiroz.
Fonte: Correio de Uberlândia


