Grupo Barbatuques se apresenta em Uberlândia neste sábado
sexta-feira, 23 de novembro de 2012O grupo Barbatuques, de São Paulo, se apresenta neste sábado (24) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na última edição do ano do Alvorada Cultural. O evento gratuito, que é realizado pelo Emcantar, será no Clube Cesag, a partir das 16h. O Barbatuques usa o próprio corpo como instrumento musical.
De acordo com a organização do Alvorada Cultural, cerca de mil pessoas são esperadas para essa edição do evento, que também contará com a apresentação inédita dos integrantes do Projeto Parangolé. O programa trabalha com crianças e adolescentes em oficinas semanais com foco na vivência e brincadeiras da cultura popular.
Outra atração do evento será o lançamento do DVD do Projeto Olho Portátil, que também é realizado com alunos e adolescentes, com foco em produção audiovisual e cultura popular por meio de uso de mídias acessíveis, como celular e internet. Os integrantes desenvolveram diversos vídeos ao longo do ano que foram reunidos em DVD e podem ser conferidos também no blog.
Neste sábado, o Alvorada Cultural terá, ainda, a apresentação do projeto de Karatê Vencer DOR e do violinista Nicolau Sulsbeck com o espetáculo “Um Violino com Amor”, além de tendas com serviços comunitários, praça de alimentação, exposição e comercialização de artesanato e sorteio de brindes. O clube Cesag fica na Rua Augusta de Moraes, nº 4, no Bairro Alvorada.
Barbatuques
O grupo explora as inúmeras possibilidades de extrair sons do corpo. Desde 1996, o núcleo artístico e pedagógico do Barbatuques mantém um complexo trabalho de pesquisa sobre a linguagem sonora corporal.
Os integrantes já participaram da Copa do Mundo da África, em 2010, e do evento oficial da FIFA em Joanesburgo para o anúncio da Copa 2014, no Brasil. Eles também já se apresentaram nas edições do International Body Music Festival (EUA) e na 23ª edição do Festival Europalia, em que representou o Brasil, em 2011, na Bélgica.
O show é interativo e o principal diferencial é a participação constante da plateia, estimulada pelas improvisações musicais. Barbatuques lançou, este ano, o primeiro disco para o público infantil, “Tum Pá”. O grupo também tem mais dois álbuns: “Corpo do Som”, de 2002, e o “O seguinte é esse”, de 2005, além do DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2007).
Fonte: G1


