Viveiro é inaugurado para abastecer escolas municipais de Uberlândia
quarta-feira, 7 de novembro de 2012A partir deste mês, 44 escolas municipais e hortas comunitárias da cidade passarão a receber para cultivo as mudas de hortaliças produzidas no viveiro municipal, que foi oficialmente inaugurado ontem (6) pela manhã pela prefeitura e por empresas parceiras. Situado em uma fazenda experimental às margens da BR-050, saída para Araguari, o viveiro tem capacidade de produção estimada em até 1,5 mil caixas de mudas de hortaliças como alface, cenoura e rúcula por mês.
O viveiro municipal foi viabilizado por meio de uma parceria entre a prefeitura de Uberlândia, a empresa Cargill e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado de Minas Gerais (Epamig). Foram investidos, pela Cargill, cerca de R$ 60 mil para a viabilização do projeto, que espera atender até 11 mil pessoas, entre alunos da rede pública e produtores rurais comunitários de Uberlândia.
Os insumos utilizados nas plantações serão bancados pela prefeitura e pela Cargill, que também é responsável por dar treinamento técnico a professores e alunos envolvidos na manutenção das hortas escolares.
Projeto pedagógico
Para a secretária de Agropecuária e Abastecimento, Walkiria Naves, o Viveiro Municipal irá aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pela prefeitura em escolas que possuem hortas pedagógicas. “Antes, a prefeitura doava a semente, mas doar a muda é melhor. Para a produção de hortaliças de qualidade, as mudas precisam ter origem boa. Muitas vezes as escolas iam produzir as mudas e acabavam não tendo bom rendimento”, disse.
As hortaliças produzidas pelas escolas poderão ser utilizadas para complementar a merenda. Segundo João Clemente, supervisor técnico da Cargill, por conta da quantidade de mudas produzidas, não será possível que uma escola, por exemplo, utilize apenas a produção de sua horta para elaborar a refeição dos alunos.
Fonte: Correio de Uberlândia
Mais notícias sobre Uberlândia:
- Alunos participam da última etapa do Desafio Soletração em Uberlândia
- Operação Tapa-Buracos acontece em nove bairros de Uberlândia
- Festa do Congado completa centro e trinte e seis anos de realização em Uberlândia
- Segundo instrutor, falta fiscalização do tráfego aquaviário em Uberlândia
- Pronatec abre mais 240 vagas em Uberlândia


