Lojas de Uberlândia antecipam vendas de artigos de Natal
terça-feira, 9 de outubro de 2012A decoração com temática natalina ainda é tímida na maioria das lojas de Uberlândia, mas os estabelecimentos que anteciparam a exposição dos artigos de Natal já comemoram aumento de até 80% nas vendas.
Árvore, Papai Noel, adornos, presentes e aparelhos de jantar com temáticas natalinas são produtos que ocupam a vitrine da loja onde trabalha a vendedora Bertha Cabral Prudente. Ela disse que começou a colocar os produtos em exposição na segunda quinzena de setembro, com o objetivo de seduzir os consumidores que preferem antecipar as compras de Natal. “Antecipamos a temática há dez anos. Essa ação deu certo, pois neste ano conseguimos aumentar as vendas em 80% desde que disponibilizamos os produtos de Natal para os clientes”, afirmou.
A empresária Maria do Socorro Oliveira, dona uma loja no setor central, diz que as vendas antecipadas de Natal imprimem aos meses de outubro, novembro e dezembro um aumento de 30% no faturamento de seu comércio em relação aos demais meses do ano. “Há quatro anos, resolvemos decorar a vitrine na primeira segunda-feira de outubro. E isso tem surtido efeito, pois, no fim de novembro, já é difícil para o consumidor achar produtos na loja”, disse.
Segundo Estevão Rodrigues Pereira, gerente de uma loja de presentes e utilidades que também já tem artigos natalinos, o consumidor está mais atento aos preços e à disponibilidade dos produtos. “O cliente que realmente gosta decorar sua casa para o Natal prefere comprar nos meses de outubro e novembro, para ter mais variedade e melhores preços”, afirmou.
Produção artesanal
Na fábrica de bonecos e presentes administrada pelas empresárias Karina Mastrocola e Nádia Mokachar, o Natal é tema dos produtos artesanais fabricados no último trimestre do ano. Neste período, a empresa chega a fabricar de 600 a 800 produtos por mês. “Em relação aos outros meses do ano, nossas vendas aumentam em até 100%”, dizem as proprietárias.
Dia das Crianças dita tendência
Embora os comerciantes tenham iniciado os preparativos para as vendas de Natal, ainda não há previsão de qual deve ser o número de vagas temporárias ofertadas para o fim do ano. “Os lojistas observam as vendas do Dia das Crianças, para, depois, pensar na abertura de vagas temporárias para o Natal. Muitos funcionários contratados para as vendas de outubro podem ser efetivados para o Natal, caso façam um bom trabalho”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL), Celso Vilela. Para o Dia das Crianças, a CDL estima que haja aumento entre 10% e 15% na contratação de funcionários do comércio.
Fonte: Correio de Uberlândia
Mais notícias sobre Uberlândia:
- Em 5 anos, dobraram a quantidade de estudantes estrangeiros em universidade de Uberlândia
- Grupo de dança abre vagas para bailarinos em Uberlândia
- Consumidores já procuram itens natalinos nas lojas de Uberlândia
- Três agentes são feridos por menores infratores no Ceseu de Uberlândia
- Especialistas dizem quais são as áreas promissoras em Uberlândia