Longa produzido em Uberlândia destaca a cena musical do blues
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013O universo do blues retratado através da história de um músico que ganha a vida tocando em bares nas noites. Com a vida cheia de problemas, ele acorda numa bela manhã com a pior ressaca da vida, sem dinheiro, café e cigarros. E quando ele sai de casa para mais um dia duro de rotina tem início uma grande aventura. Esse é o enredo do filme ‘Por um Punhado de Blues’, longa metragem produzido em Uberlândia.
Personagem principal e um dos idealizadores do filme, o músico Maurício Winckler, da banda Black Jack 21, contou que o longa é um misto de fatos reais ocorridos durante os 25 anos de carreira dele com um pouco de ficção. O músico viveu por dois anos em Nova Orleans, nos Estados Unidos, onde conviveu de perto com a cena do blues.
“O filme mostra a realidade do músico do blues e do seu dia. Essa coisa de você acordar torcendo para ainda ter o dinheiro que ganhou na noite anterior. O longa é um pouco biográfico, pois conta algumas das minhas histórias em Nova Orleans, na cidade de São Paulo e em Uberlândia. Ele tem também o elemento da ficção, mas com o mesmo valor factual da realidade. Em alguns momentos tem características de documentário. Enfim, tudo isso compõe uma longa jornada vivenciada”, disse o músico.
Ainda segundo Maurício, a ideia inicial era um projeto da banda dele para a produção de um curta metragem com clipes musicais. “Seriam dez clipes que fossem interligados e dialogassem para formar uma sequência. Mas, no meio do caminho houve uma mudança no roteiro e o projeto acabou crescendo”.
Um dos responsáveis por essa mudança foi o diretor do filme, Renato Cabral. O diretor iniciou a produção do roteiro em fevereiro do ano passado e detalhou um pouco do processo de produção do filme. “Foram quatro meses para o filme ficar pronto, mas é um processo que durou quase um ano. Nós montamos esse roteiro baseado nessa história do blues, com referência em Nova Orleans, mas trazendo todo esse conteúdo para o cerrado. É um longa de uma 1h25 de gravação e que demandou quarenta dias de gravação”, explicou.
O produtor Pedro Yoshi destacou a presença de vários músicos da cidade no filme. De acordo com ele, cerca de 90 pessoas estiveram envolvidas, entre elenco, produção e equipe técnica. As cenas do longa foram gravadas em Uberlândia e em alguns distritos. “Nós exploramos bastante as locações que já estavam prontas. Barbearias, postos de combustíveis, palcos, bares antigos, ferro velho e rodovias são cenários que aparecem bastante durante o filme. Foi uma produção muito bacana de se fazer e que proporcionou um resultado muito positivo”, concluiu Yoshi.
‘Por um Punhado de Blues’ será exibido no Cinemais em Uberlândia nos dias 26 e 27 de janeiro e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 5.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Uberlândia:
- Voluntários vão ao Hemocentro de Uberlândia doar sangue no feriado
- Militares realizam caminhada no Parque do Sabiá em Uberlândia
- Homem é preso em Uberlândia por usar energia elétrica ilegalmente
- Estação Sobradinho corre risco de desabamento em Uberlândia
- 44 pessoas foram presas por crime eleitoral em Uberlândia


