Luchino Visconti é o homenageado da vez no Cineclube Cultura de Uberlândia
quinta-feira, 12 de setembro de 2013Neste fim de semana, os aficionados pela Sétima Arte têm a oportunidade de assitir a dois filmes de um dos mais renomados diretores italianos. Visto como um artista completo, Luchino Visconti foi também roteirista de ópera e teatro e seu primeiro filme foi um dos precursores da estética neorrealista no cinema.
Para apresentar ao público parte de seu trabalho, o Cineclube Cultura – projeto da Secretaria Municipal de Cultura – leva à Sala Roberto Rezende, na Oficina Cultural, os longas Rocco e seus irmãos,neste sábado (14), e Os deuses malditos, no domingo (15). As sessões se iniciam sempre às 20h e a entrada é gratuita.
O primeiro teve grande sucesso de público e crítica quando lançado no Brasil. O filme, de 1960, narra em episódios a mudança de uma família da miserável Sicília, no sul da Itália, para a sofisticada Milão, ao norte do país. Na cidade grande, cada irmão segue um rumo diferente. Um tenta ganhar a vida como pugilista, outro sonha em voltar à terra natal enquanto um é abandonado pela amante. A partir daí tem início a degradação de uma família devido à corrupção dos valores com os quais foram criados na Sicília.
Os deuses malditos, lançado em 1969, é um filme ítalo-germânico que se passa na época em que a Alemanha sofria mudanças em seu governo. Recém saída da República de Weimar, a nação vê a ascensão de Adolf Hitler e do Partido Nazista. Neste contexto, uma poderosa família de industriais é corroída por uma violenta luta pelo poder entre seus membros, após o assassinato de seu patriarca. A partir da decadência moral dessa família, Visconti faz uma fascinante análise sobre o mal, a corrupção e a perversidade que contaminaram a Alemanha durante a época hitlerista.
SERVIÇO
O quê: Cinieclube Cultura – Filmes de Luchino Visconti
Quando: Sábado (14) e Domingo (15), às 20h
Onde: Oficina Cultural – Praça Clarimundo Carneiro, 204 – bairro Fundinho
Mais notícias sobre Uberlândia:
- Festa do Congado completa centro e trinte e seis anos de realização em Uberlândia
- Academia ao ar livre inaugurada em Uberlândia não tem aparelhos
- Venda de coelhos na Páscoa aumenta cerca de 50 por cento em Uberlândia
- Primeira edição do Festival Timbre começou ontem em Uberlândia
- Autoescolas denunciadas são suspensas em Uberlândia


