74 por cento dos alunos em Uberlândia concluem nono ano com deficiência em Matemática
quarta-feira, 13 de março de 2013Maioria dos estudantes em Uberlândia conclui o ensino fundamental com desempenho insuficiente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, segundo revela o relatório De Olho nas Metas 2012, divulgado neste mês pelo movimento Todos Pela Educação (TPE). Na primeira disciplina, o balanço aponta que quase 56% de alunos uberlandenses do 9º ano não desenvolvem as habilidades adequadas e, em Matemática, o índice chega a 74%. Os indicadores usam como referência os resultados da Prova Brasil 2011 do Ministério da Educação (MEC).
Apesar da performance não satisfatória, já que o idealizado pelo movimento prevê um nível ideal de 70% no futuro, os indicadores para os estudantes da cidade do Triângulo Mineiro são superiores aos de uma cidade do mesmo porte populacional como a cidade de Ribeirão Preto (SP) e até mesmo aos das verificadas no estado de Minas Gerais e no Brasil. No caso da cidade paulista, por exemplo, a mais de 270 km de distância, são mais de 70% do universo de estudantes com aprendizado inadequado enquanto, em Língua Portuguesa, são 85%.
Segundo a gerente de projeto da TPE, Andrea Bergamaschi, a situação de Uberlândia no relatório é considerada positiva em curto prazo. Isso pelo fato de sugerir, ao longo dos anos, para um crescimento gradativo. Exemplo disso seria que, conforme relatório, a meta estipulada no passado, para 2011, em Língua Portuguesa, de 30,6%, foi superada, tendo chegado a 43,7%. Já a meta para Matemática, de 27,9%, quase foi batida, estando em 26,4%. “Mostra que algo tem sido feito, em relação a políticas públicas, no sentido de melhorar o ensino básico, principalmente, nos primeiros anos”, disse.
Investimentos na educação pública, conforme o especialista em política educacional e professor Marcelo Soares Pereira, devem continuar ocorrendo para que, um dia, a situação se inverta. “Deve ser investido na qualificação dos professores, na valorização da carreira e nas condições de funcionamento e de projetos pedagógicos das escolas”, disse o professor, que também é diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced-UFU).
Apesar do índice, especialista vê melhora
Para o professor e especialista em política educacional Marcelo Soares Pereira Silva, os percentuais que indicam desempenho baixo da maioria dos estudantes que concluem o ensino fundamental em Uberlândia, revelados pelo relatório do movimento Todos Pela Educação (TPE), são um retrato superficial da realidade. Segundo ele, a pesquisa é uma ferramenta que deve ser complementada por estudos acadêmicos localizados para que, de fato, possam ser elaboradas espécies de guias para auxílio dos gestores públicos.
E apesar do desempenho abaixo do nível ideal, o especialista disse acreditar que Uberlândia tem apresentado melhora progressiva na educação, já que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade de cada escola da cidade de Uberlândia e de cada rede de ensino, mostra que a cidade superou a meta de pontuação estabelecida, de 4.1, para 2011, tendo marcado 4.8. Essa pontuação do Ideb é um cálculo que leva em conta indicadores de desempenho, evasão escolar, abandono, repetência, entre outros.
Estudantes do 5º têm melhor desempenho
O mesmo balanço do movimento Todos Pela Educação (TPE), tomando por base números catalogados em 2011, mostra que a maioria dos estudantes de Uberlândia no 5º ano teve bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Na primeira disciplina, o índice aponta 58% do universo total e, na última matéria, um percentual de quase 53%. A meta ideal, que deve ser atingida até 2022 é de 70%.
Para o TPE, conforme a gerente de projeto do movimento, Andrea Bergamaschi, “a melhor performance dessa faixa etária também indica que as políticas educacionais têm sido implantadas com mais eficácia nos primeiros anos de ensino”.
Segundo a gerente, o TPE tende a evitar comparações e ranking de índices municipais, pois a realidade nacional é discrepante, com cada Estado e municípios estando liberados para criar projetos pedagógicos.
Relatório é um indicador educacional
O De Olho nas Metas é um relatório anual do movimento Todos Pela Educação (TPE) para o acompanhamento dos indicadores educacionais do Brasil sobre atendimento escolar à população de 4 a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos nos ensinos fundamental e médio, conclusão dos estudos e financiamento da educação.
Na edição de 2012 do relatório, que é a quinta, o destaque ficou por conta da meta 3, que monitora o desempenho dos estudantes. Os indicadores foram atualizados com os resultados da Prova Brasil 2011, divulgados pelo Ministério da Educação no segundo semestre de 2012.
A meta 1, que retrata a situação do atendimento à população de 4 a 17 anos, e a meta 4, que acompanha a conclusão dos estudos nos ensinos fundamental e médio, também tiveram seus dados atualizados conforme os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro de 2012. Já as metas 2 e 5, sobre toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos e investimentos em educação ampliada e bem gerida, não foram atualizadas.
Fonte: Correio de Uberlândia
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