Sine oferece 150 vagas em curso para mototaxistas em Uberlândia
terça-feira, 13 de novembro de 2012O Sine de Uberlândia está com inscrições abertas para o curso especializado de condução destinado a motoentregador, mototaxista ou motofrete. O curso é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para os profissionais que atuam na área.
O curso, gratuito, ainda em caráter piloto no Estado de Minas Gerais, teve início em Uberlândia, formou 21 pessoas e agora têm outras 150 vagas abertas. Na cidade são mais de 3 mil profissionais atuando na área segundo estimativas do sindicato da categoria. “Sabemos que essas vagas não atendem toda a demanda, mas vamos trabalhar para ampliar esse atendimento e capacitar toda a classe”, afirmou a coordenadora do Sine, Maria de Lourdes Rosa.
A próxima turma, com 30 alunos, começa no dia 19 e terá aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, e aos sábados, no período da tarde, até o dia 24. Mais quatro turmas serão formadas e terão início na semana posterior, com aulas somente aos fins de semana.
As inscrições podem ser feitas na sede do Sine, praça Tubal Vilela, 60, Centro. Os interessados devem ter 21 anos, possuir habilitação por pelo menos dois anos na categoria A e utilizar colete de segurança com dispositivos retrorrefletivos. No curso, são ensinadas noções práticas e teóricas de segurança das pessoas e objetos fretados em motos.
Regulamentação
A regulamentação da profissão de mototaxista, motofretista e motoboy começou em 2009 com a criação da lei que define os equipamentos de segurança e curso necessários para o exercício das funções. Em Uberlândia, a profissão não é regulamentada.
Segundo o presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais, Mototaxistas, Motofretistas e Motoboys de Uberlândia (Sindimoto-Udi), Heliomar Cândido Pereira, os mecanismos criados para a regularização da profissão darão mais qualidade ao consumidor e benefícios para os trabalhadores.
A regulamentação é de responsabilidade do Poder Executivo Municipal, que não tem data prevista para apresentar o projeto. A prefeitura não quis se posicionar sobre o assunto.
Fonte: Correio de Uberlândia
Mais notícias sobre Uberlândia:
- Inscrições abertas para mais de mil vagas em cursos na região em Uberlândia
- Senai de Uberlândia abre inscrições para cursos técnicos de aprendizagem industrial
- Pronatec oferece mais de cinco mil vagas de cursos em Uberlândia
- Festival promove workshop voltado para atores em Uberlândia
- Oficina Cultural em Uberlândia abre inscrições para cursos artísticos e musicais