Uberlândia recebe exposição do fotojornalista Evandro Teixeira
terça-feira, 10 de julho de 2012O trabalho do fotojornalista brasileiro Evandro Teixeira está exposto no Sesc de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Momentos importantes da história do Brasil e do mundo estão eternizados nas fotos, que podem ser vistas até o dia 29 de julho. A mostra faz parte do Festival de Fotografia do Cerrado.
Segundo o gerente do Sesc de Uberlândia, Rafael Tannus, o festival tem como objetivo fazer um encontro de fotógrafos. “O Festival de Fotografia do Cerrado acontece há três anos em Uberlândia e um dos objetivos dele é fazer com que os fotógrafos se encontrem. É uma grande reunião da fotografia. Temos fotos autorais, do jornalismo e da publicidade”, explicou.
O fotojornalismo consagrou Evandro Teixeira, que tem mais de 50 anos de história e muito trabalho. Dentre os momentos marcantes relembrados por ele está a morte do poeta Pablo Neruda, em 1973. “Um dos momentos mais importantes da minha vida profissional foi Pablo Neruda no Golpe Militar do Chile, onde eu estava. Estar ali ao lado daquele mito, ter sido o único jornalista a vê-lo e fotografá-lo morto com exclusividade. Registrar o momento em que ele chegou ao cemitério, com as pessoas declamando seus poemas foi de uma emoção pura. Tive que chorar”, relembrou.
A fé, a alegria da festa mais popular e a história do Brasil também estão eternizadas nos registros do fotógrafo. “A fotografia tem um papel importante para contar a história. E nós, fotojornalistas, temos a importância por registrar e participar de momentos seja de festa, de glória, de alegria, de tristeza ou de dor”, concluiu.
Fonte: G1.com
Mais notícias sobre Uberlândia:
- Lançado o edital do projeto “Dia Internacional de Dança” em Uberlandia
- Futel contrata operador de máquinas e serviços gerais em Uberlândia
- Cerca de 60 servidores da UFU participam de assembleia de greve em Uberlândia
- Universidade Federal de Uberlândia abre inscrições para provas de habilidades específicas
- 17,5 mil crianças de Uberlândia vacinam contra a poliomielite